Sunday, January 25, 2009

UNIMED SOB AUDITORIA DA ANS

Janeiro/2009

Renata Cardoso

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitou ao Conselho Federal de Contabilidade o envio de um contador à Unimed Macapá. A Agência pretende fazer um levantamento financeiro, econômico e fiscal da unidade, revisando documentos que datem de 2006 a 2008. Segundo Paulo Roberto Penha Tavares, contador designado para a auditoria, o procedimento é normal. “A ANS tem realizado o mesmo levantamento em diversas operadoras de plano de saúde, em outros estados”, afirma.

O objetivo seria verificar o funcionamento destas empresas e tomar as providências devidas diante de possíveis irregularidades. De acordo com o auditor, é a primeira vez que o procedimento é feito aqui e o tempo máximo de conclusão do levantamento é de 90 dias, tendo começado no último dia 9.

De acordo com Paulo Roberto, que está fazendo o levantamento sozinho, esta ação não tem nada a ver com possíveis dívidas da Unimed. Se assim fosse, haveriam muitas formas de pagá-las, já que o governo federal oferece várias alternativas a este tipo de problema.

Segundo a presidente da Unimed Macapá, Wanda Cruz, a ANS acompanha a evolução das operadoras de acordo com os relatórios que recebe das mesmas. A diferença é que agora o levantamento é pessoal. Quando questionada sobre a possibilidade da operadora estar afogada em uma dívida milionária, Wanda explica que “Uma cooperativa tem características próprias de contribuição fiscal. Quando o valor cobrado pela União ultrapassa os aspectos específicos da cooperativa, nós recorremos judicialmente”.

Enquanto espera-se o resultado final do processo, o valor cobrado é declarado nos balanços da empresa. “O valor estimado atual é de 8 milhões, mas está muito acima do correto”, alega. Wanda acrescenta que a unidade Macapá não é a única a passar por essa situação. Cerca de dois terços do sistema Unimed estão com problemas com valores de arrecadação fiscal.

A conclusão do levantamento está prevista para o final de março.